Prefeito quer transformar Nova Mutum na ‘Capital Brasileira do Bambu’

O Prefeito Leandro Félix assinou a carta de intenções celebrada entre o município de Nova Mutum e a Associação Brasileira da Indústria e dos Produtores de Bambu e de Fibras Naturais (Abrafibras). A assinatura aconteceu durante a inauguração do laboratório de análises, localizado no Park Tech Mutum, em 08 de outubro.

Por – Prefeitura de Nova Mutum

Com a carta, ambas as partes, Prefeitura e Abrafibras, pretendem que seja um primeiro e fundamental passo no desenvolvimento, estabelecimento e fortalecimento da cooperação e do diálogo, cada um trabalhando com outros departamentos e entidades.
A Abrafibras é uma organização social sem fins lucrativos que apoia e promove a cadeia produtiva e a cadeia de valor das fibras naturais do Brasil, contribuindo para desenvolvimento econômico sustentável no Brasil e preservação dos recursos naturais. “Abrafibras vê Nova Mutum um grande potencial de desenvolvimento do agronegócio, do bambu e das fibras naturais, tem uma logística de exportação. Queremos tornar Nova Mutum o centro produtor de fibras naturais e exportador do mundo. O mais importante de tudo isso é que Nova Mutum tem pessoas sérias que já comprovaram uma capacidade de organização, de união em prol de uma cidade. Um município próspero e que tem capacidade de grandes avanços. Temos muito interesse em investir aqui!” Disse Guilherme Korte, Diretor Presidente da Abrafibras.
Com a assinatura a Prefeitura de Nova Mutum pretende transformar o município na ‘Capital Brasileira do Bambu’.

“Temos aqui a Escola Técnica Agrícola, e quero pedir à nossa professora diretora, e secretária de Educação, que inclua na grade escolar a exploração da atividade de bambu, e começarmos implantar essa nova atividade. Temos cinco mil hectares já plantados em Mutum, e com esforço, juventude, e inteligência, vamos explorar ao máximo essa atividade” – disse Prefeito Leandro Félix durante cerimônia.

Abrafibras: Quem somos?
Em 2013 iniciava a jornada da Associação Brasileira dos Produtores de Bambu – Aprobambu, e em 2021 assumimos a missão de unir as fibras naturais do Brasil para apoiar e promover sua cadeia produtiva e sua cadeia de valor impulsionando negócios verdes e o desenvolvimento econômico sustentável do Brasil.
Bambu
A produção do bambu está presente em 250 municípios. Os 40 mil produtores rurais, em sua maioria de pequeno porte, são responsáveis pela produção de 400 mil toneladas, abastecendo 50 indústrias e uma cadeia estimada em 200 mil pessoas. Sua produção está concentrada nos estados de Pernambuco, Piauí, Maranhão, Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Acre, onde existe a maior reserva de bambu nativo do mundo, com 4,5 milhões de hectares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *