Nova Mutum terá dia D de prevenção ao câncer de colo de útero

“No exame é possível observar fungos e bactérias e classificar eventuais anormalidades nas células que ajudam a prevenir a doença antes de ela surgir”, disse Sônia Ávila, Secretária de Saúde.
No próximo dia 31 de julho (sábado), a Secretaria de Saúde de Nova Mutum realizará o dia “D” do exame preventivo para o câncer de colo do útero. Serão 11 pontos de coleta com o objetivo de atingir mulheres que iniciaram a vida sexual de 25 a 64 anos.

“Todos os anos realizamos os exames preventivos ou papanicolau, como é chamado. É um exame simples e rápido, que colhe as células do colo do útero para análises em laboratório” – disse Anderson Lins Ferreira Formighieri, Coordenador da Atenção Primária.

“A realização do exame preventivo é de suma importância para prevenção do câncer. No exame é possível observar fungos e bactérias e classificar eventuais anormalidades nas células que ajudam a prevenir a doença antes de ela surgir” – disse Sônia Ávila, Secretária de Saúde.

Segundo a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC-International Angency For Research on Cancer), publicado em 03 de maio de 2021, no mundo são registrados 570 mil novos casos de câncer de colo do útero por ano, desses 311 mil são óbitos, sendo o 4° tipo de câncer mais comum entre as mulheres.
Dia da campanha: 31/07
Locais para o exame: PSF Flor do Cerrado; PSF Jardim; PSF Araras; PSF Seringueiras; PSF Colina; PSF Beija Flor; PSF Parque do Sol; PSF Arara Azul; PSF Jardim Primavera; PSF Cidade Nova e Centro de Saúde Rural.
Quem pode fazer: O exame deve ser feito cinco dias após a menstruação, pois a presença de sangue pode alterar o resultado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *