Judiciário de MT incentiva advogados e partes a participarem da XVI Semana Nacional da Conciliação

Assessoria | TJMT

O Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), iniciou os preparativos para participar da XVI Edição da Semana Nacional da Conciliação que ocorrerá no período de 8 a 12 de novembro de 2021, em todo o território nacional, com o objetivo de estimular o uso dos meios consensuais de solução de litígios. Os advogados e interessados tem até o dia 15 de outubro para solicitar que seu processo seja enviado para realizar a conciliação.
A Diretoria do Núcleo convocou juízes para pautarem processos para esta semana e também enviou as orientações necessárias para o sucesso da campanha de 2021, que terá o conceito ‘Conciliação: mais tempo para você’.
De acordo com as recomendações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para a preparação das audiências presenciais, devem ser observadas as diretrizes previstas na Resolução CNJ nº 322/2020, a qual estabelece, no âmbito do Poder Judiciário, medidas para retomada dos serviços presenciais, observadas as ações necessárias para prevenção de contágio pela Covid-19.
A ação tenta mostrar ao cidadão como ele pode aproveitar melhor o seu tempo ao optar pelo método de auto resolução de conflitos, que oferece praticidade e rapidez para as partes, bem como maior eficiência para a estrutura judiciária.
A campanha em prol da conciliação, realizada anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça desde 2006, envolve os Tribunais de Justiça, Tribunais do Trabalho e Tribunais Federais, os quais selecionam processos que tenham possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas para solucionarem o conflito.
Cadastre AQUI o seu processo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *