Campanha de Prevenção ao Câncer do Colo de Útero será realizado neste sábado em Nova Mutum

Foto – Assessoria

Acontece neste sábado, 28, em todas as unidades básicas de saúde de Nova Mutum a Campanha de Prevenção ao Câncer do Colo de Útero. Nesta campanha, a Secretaria de Saúde pretende realizar exames em mulheres com idade entre 25 e 64 anos.

As unidades de saúde estarão abertas das 08h as 17h.

A enfermeira Luciane Mayer, reforça que além de simples o exame deve ser feito rotineiramente por mulheres que já iniciaram a atividade sexual. “Infelizmente ainda enfrentamos muitos tabus, mas queremos através desta campanha sensibilizar as mulheres de nossa cidade sobre a importância deste exame, o câncer do colo do útero identificado ainda na fase inicial tem chances reais de cura”, destaca.

Orientações
Não fazer uso de medicação com cremes vaginais ou duchas intravaginais nas 48 horas que precedem o dia da coleta do exame;

Evitar relações sexuais nas 48 horas antecedentes ao exame;

Não estar no período menstrual: aguardar o quinto dia após o término da menstruação.

O Câncer do Colo do Útero
O câncer do colo do útero é causado pela infecção persistente por alguns tipos (chamados oncogênicos) do Papilomavírus Humano – HPV. A infecção genital por este vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, podem ocorrer alterações celulares que poderão evoluir para o câncer. Estas alterações das células são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou), e são curáveis na quase totalidade dos casos.

Por isso é importante a realização periódica do Exame Preventivo: o diagnóstico precoce contribui para um tratamento mais eficaz e com maiores chances de cura.

 

Fonte – PrefeituraMunicipal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *