O prefeito de Santa Rita do Trivelato, Egon Hoepers, decretou na tarde desta segunda-feira (23), Situação de Emergência para o combate, prevenção e enfrentamento da Pandemia do Coronavírus (COVID-19) no município.
As novas medidas do Decreto Situação de Emergência 27/2020 são de regime temporário, podendo ser alterado ou prorrogado conforme orientações do Comitê de Enfrentamento do Novo Coronavírus. O período vai de 23 de março a 05 de abril.
O Comitê de Enfrentamento do Novo Coronavírus é formado pelo Prefeito Municipal de Santa Rita do Trivelato, Secretaria de Administração, Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação, o Presidente da Câmara Municipal de Santa Rita do Trivelato, Sr. Wanderson Pereira Dias, e o 3º Sargento da Polícia Militar, Sr. Anderson Ferreira Lemes dos Santos, Comandante do Núcleo de Polícia Militar do Município.
Ficaram decretadas as seguintes medidas; Suspenso o atendimento ao público nos órgãos municipais, os servidores públicos municipais irão realizar seus trabalhos nos sistemas Home Office (trabalho em casa) e escalonamento de trabalho, exceto profissionais da saúde. Os eventos particulares e públicos continuam suspensos, os atendimentos eletivos nas unidades de saúde, o transporte não emergencial de pacientes, entrega e coleta de exames, atendimento com psicólogos, fonoaudiólogos e fisioterapia e visitas a pacientes internados. Os servidores de grupos de risco, como idoso igual ou acima de 60 anos, gestantes, lactantes e doenças crônicas serão dispensados.
As medidas emergências abrange o funcionamento do comércio local como bares, restaurantes e supermercados e similares, agências bancárias e casa lotérica, na sua adequação no atendimento e horário de funcionamento especial, podendo ser multado ou ter o seu alvará de funcionamento cassado caso não comprimento das medidas do decreto. Outra providencia decretada é o ‘toque de recolher’ para evitar circulação e aglomeração de pessoas das 20h00 da noite às 05h00 da manhã. Os serviços essenciais como abastecimento de água e coleta de lixo vão ser mantidos em horários especiais.