Vereadores participam de reunião para tratar sobre georreferenciamento de assentamento
Nesta terça-feira (27-08), os vereadores Altar Albuquerque – presidente da Casa, Cristiano Bicô – vice-presidente, Airton Pessi, Lucas Badan e Osmar Isoton participaram de uma reunião juntamente com representantes da Empaer (Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural), Indea (Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso) e Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso). O encontro ocorreu no Assentamento Maria de Oliveira 1 e contou com a presença de moradores.
Foi tratado sobre o georreferenciamento de assentamentos daquela região. Uma parceria com a Unemat deve ser viabilizado, possibilitando a realização do georreferenciamento com baixo custo.
O georreferenciamento consiste na descrição do imóvel rural em suas características, limites e confrontações, realizando o levantamento das coordenadas dos vértices definidores dos imóveis rurais, georreferenciados ao sistema geodésico brasileiro, com precisão posicional fixada pelo INCRA.
O trabalho de georreferenciamento envolve, além do levantamento de dados, cálculos, análises documentais, projetos e desenhos, em consonância com o disposto na legislação federal e na norma técnica do INCRA.
O trabalho possui estreita relação com o processo gerencial da propriedade, pois é através deste que o proprietário atualiza a situação cartorial e cadastral da propriedade.
Além disso, é com base nestes dados que o proprietário irá unificar e gerenciar de forma mais eficiente às informações da propriedade no que diz respeito INCRA, Receita Federal e cartório.